domingo, 27 de fevereiro de 2011



UM SÁBADO NEM TÃO LEGAL!

Esse sábado (26/02/2011) não tão legal como os anteriores. No sábado passado no CNAGA ganhamos por 6x5 e fiz um gol (choraaaado!), dessas bolas que você pega na "orêia" da bola, e ela sai girando, quase sem força de chegar nas redes. Nesse sábado não fiz nenhum gol e as vezes que peguei na bola só fiz cáca (o zagueiro Agnaldo do time adversário tirou todas). Os destaques do jogo foram o Oswaldão pelo time adversário com dois gols (o Oswaldão estava demais) e o Luizinho pelo nosso time, também com dois gols, sendo um por cobertura (golaço!). A única coisa boa é que não perdemos e o jogo acabou 3x3. Agora nos 9 jogos que joguei no CNAGA, fiz 7 gols, com 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

Espero melhorar na próxima partida.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011


E 25 ANOS DEPOIS......

Neste último domingo (20/02/2011), fiz a minha primeira partida e meu primeiro gol oficial, com botões de acrílico depois de uma longa parada de 25 anos. Foram dois jogos e duas derrotas, uma de 4x0 para o “Matrix” de Jacareí e outra de 4x1 para o João Victor do Clube Ginástico do Rio de Janeiro em partida válida pela 1ª fase do Torneio Início, aqui em São Sebastião. Mesmo com essas duas derrotas pude perceber que ouve um avanço de janeiro para cá, quando iniciei os treinos, melhorando muito o controle de bola e reduzindo bastante as jogadas dificientes que cometia nos primeiros contatos com os botões de acrílico. Ainda existe alguma dificuldade na marcação e uma certa ansiedade para chutar a gol, o que prejudica o tempo de posse da bola. Mesmo assim fiquei satisfeito com o meu desempenho, mas acho que vai levar ainda bem um ano até conseguir adquirir alguma competitividade. A faixa verde na testa e as “braçadeiras” laranjas servem para evitar que o suor caia sobre a mesa, principalmente quando se joga em ambientes quentes. Embora esteticamente não seja lá muito bonito, considero bastante prático, pois mantém o deslize da mesa e além de tudo um respeito pelo adversário (acho até que deveria fazer parte das regras, obrigar o jogador usar meios que preservem a jogabilidade das mesas).



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011


IMITANDO O CANHOTEIRO

Tem uma jogada que faço até hoje com meus 58 anos e que os amigos se admiram. Correndo junto com um adversário, e estando de frente para o gol, quando sinto ele muito próximo, com a perna direita dou um corte para a esquerda e chuto com a esquerda. Vendo outro dia um filme bem antigo com imagens do Canhoteiro do São Paulo, um desses lances mostra exatamente uma jogada igualzinha a essa. Fiquei bastante satisfeito ao perceber que ao chegar a essa idade ainda faço uma jogada dessa, eternizada por um dos maiores ídolos do futebol brasileiro.

domingo, 13 de fevereiro de 2011


SÁBADO SUPER LEGAL


Esse foi um sábado pra lá de legal! No sorteio dos jogadores fiquei para o segundo jogo da tarde no campo do CNAGA. Vencemos o primeiro tempo por 2x1, com o goleiro Agnaldo pegando tudo (quase tudo)! Logo no início do segundo tempo aumentamos para 3x1, mas tomamos o segundo e a partida parecia que ia endurecer. Qual nada, marcamos o quarto gol logo na saída, do meio de campo, 4x2! Faltando uns 10 minutos é que veio o melhor; recebi um longo passe do Carlinhos por cima, avancei e na saída do Osvaldão, toquei de ponta de chuteira encobrindo o goleiro e pegando mais a frente, dominei a bola e chutei com o gol vazio! A bola bateu no travessão por baixo e entrou (quase perdi), 5x2! Eles ainda fizeram o terceiro e quase no final o Zizinho entrou pela esquerda e cruzou para mim na área. tentei dominar, mas o Osvaldo já estava crescendo na minha frente e com o bico da chuteira dei um toquinho entre ele e a trave; a bola entrou no ângulo! Apesar de ser de bico, foi um gol bonito e 6x3 foi o resultado final da partida! Se não fosse o Osvaldão talvés o placar fosse maior, pois só meu ele pegou uns tres chutes, cara a cara! Do lado do adversário o Lauro cansou de perder gols, e foram uns quatro chutados para fora e na mão do nosso goleiro Agnaldo. Pena que o seu Orlando saiu antes e não viu meus gols! A nota curiosa, é que iam trocar as redes velhas que só tinha buracos por outra novinha, mas na hora perceberam que a nova era menor que a trave e aí foram obrigados a recolocar as velhas outra vez.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

MINHA ASSISTENTE TÉCNICA




Para eu poder voltar ao futebol de mesa, estou treinando diariamente pelo menos 1h. Depois de 25 anos sem pegar na palheta, é normal que se perca a sensibilidade das mãos e somente os treinos exaustivos devolvem essa habilidade. Mas agora eu conto com uma assistente técnica que me auxilia nos treinos, atenta a todos os lances e pronta para corrigir-me, caso eu cometa algum erro. É a Polenta, que vemos aí observando as jogadas. Não se assustem com os acessórios! É que treino em uma garagem que é muito quente e essa faixa verde evita que o suor da testa caia sobre a mesa, assim como as braçadeiras laranjas não deixam que o suor dos braços engordurem a mesma.